Reinaldo

O Velho PMDB, ultrapassado e anacrônico (The PMDB Old, outdated and anachronistic)

O Velho PMDB, ultrapassado e anacrônico

Enfim começou 2011.
Começamos com uma nova Presidenta da República e alguns novos Governadores de Estado. Novas maneiras de gerir a máquina governamental e encher de esperanças o cidadão que votou neles e também os que não votaram.
Partidários ou contrários custam a perceber que já passou da hora de descer do palanque e trabalhar para que suas idéias sejam postas em prática.
No âmbito nacional, nota se que o desenho que veremos, após a composição das células do poder, é que Dilma Rousseff e seus novos melhores amigos de infância do PMDB não estão se entendendo.
Estamos com apenas 10 dias do novo Governo, o primeiro conduzido por uma Presidenta eleita pelo povo, Dilma Rousseff tem fama de ser dura na queda, mas velha raposa da política tem sido figurinhas fáceis em qualquer reunião para tomar decisões que coloquem o Brasil nos trilhos da modernidade e do progresso.
Modernidade e Progresso parece ser o antônimo do PMDB que traz em sua linha de frente, homens importantes que não gozam do respeito e confiança do povo Brasileiro. José Sarney e Renan Calheiros têm um histórico de confusões e más escolhas na administração do Senado que seria capaz de deixar envergonhado até o Fernandinho Beira Mar.
Esse PMDB que tem ícones da política nacional, sempre metidos em alguma coisa suspeita é o mesmo que agora faz exigências e dá claros sinais de que se Dilma Rousseff não lhes entregar uma cópia da chave do cofre, ela não vai conseguir governar.
O tal fogo amigo já está fazendo estragos.
Estão articulando para que o Congresso Nacional use o salário mínimo como moeda de troca com a Presidenta e seu Ministro da Fazenda. Ou dividem os cargos do Governo ao meio ou então o novo Governo terá que enfrentar um desgaste por ter que vetar um salário maior que R$ 540,00.
Dizia uma velha amiga, muitos anos atrás, que o ditado popular “Diga-me com quem andas e eu te direi quem és” é o mais certo e justo que alguém criou.
Mas é um engano pensar que só o PMDB tem gente pouco recomendada para estar à frente das decisões do Brasil pós Lula, já que figuras carimbadas do PT também estão de volta ao Planalto e posando de bons moços.
Antônio Palocci é o chefe da casa civil, segundo cargo mais importante da República na opinião de muitos, e também José Dirceu que continua atuante nos bastidores mesmo não tendo cargo nenhum. Os dois freqüentemente podiam ser vistos nas páginas dos jornais protagonizando algum fato polemico e ilícito.
A briga PT/ PMDB pode trazer conseqüências trágicas para o País e não permitir que a primeira mandatária do Brasil governe a sua maneira. Estamos com apenas 10 dias do novo Governo e ainda restam 47 meses e 20 dias para ele acabar.
Que Deus nos ajude.


Assim como anda acontecendo no plano nacional, aqui em Goiás não se tem feito nada que nos eleve a condição de exceção. Nossos políticos e seus partidários mostram a cada dia que vão continuar no palanque até 2012.
As urnas mal foram lacradas e já se ouvia alguém citando nomes, fortes ou fracos para as disputas ainda longínquas pelas prefeituras.
Marconi Perillo assumiu o mandato que segundo ele mesmo será o melhor já realizado por um governante em Goiás. Há quem pregue sempre que “Marconi é um político diferente e arrojado” que arregaçaria as mangas e iria para a labuta desde o primeiro dia de Governo.
Passados 10 dias de sua gestão, quem é governo adota o discurso de que não era do conhecimento deles as reais condições do estado e como quem já começa a afinar um discurso de desculpas, alegam que receberam a famosa “herança maldita” e que será muito difícil cumprir o que foi prometido se não arrochar aqui, apertar ali e até mesmo cortar o que der.
A oposição (que ainda se nega a reconhecer que perdeu além da eleição, também o rumo), parece que vai continuar no palanque e todo e qualquer movimento do Governador será bem “avaliado” antes de emitir alguma opinião, já que ninguém quer contrariar ninguém em início de Governo.
Marconi Perillo parece ter estudado na cartilha de Lula e mesmo antes de assumir fez uma manobra que pode ser considerada genial por um ângulo, e um tiro no pé por outro.
Não podemos afirmar aqui o que se passou na cabeça dele ou na dos lideres do PSDB, mas vista pelo lado positivo para eles foi o fato de ter desnorteado ainda mais quem se intitulava oposição ao governo. E não me refiro só ao PMDB não, PR, PDT e até o PP tão no barco.
Por outro lado, aquele que não tem uma explicação lógica, indaga se, qual seria o interesse do PSDB em manter em evidência um de seus maiores adversários?
Talvez a cúpula do PSDB não tenha visto isso como eu estou explanando aqui, mas senão vejamos o que pode ser o pensamento deles:
Marconi Perillo se mostra um político moderno e desapegado do poder, tanto que aceita dividilo até com adversários, ou ainda que esta mesmo com o pensamento voltado para as soluções do estado e não estaria focado tão somente nos problemas partidários.
Com Thiago Peixoto no Governo, serviu para revelar um Maguito Vilela doidinho para compor com Marconi, o Governador deu uma só tacada e marcou de uma só vez quatro tentos, senão vejamos:
• O convite a Thiago Peixoto foi feito em um momento em que o já confuso PMDB começava a se refazer do golpe eleitoral, se definindo como oposição na Assembléia. Liderados pelos jovens, Francisco Júnior, Bruno Peixoto, Waguinho e Deniel Vilela que estão loucos para mostrar serviço e colocar suas idéias em prática para assim, quem sabe um dia serem elevados a assumir o posto que ainda hoje é de Iris Rezende.
• Um integrante do PMDB no governo pode ser visto como o chamariz para seduzir o Vice Presidente Michel Temer, que está sedento de poder e louco para levar o PMDB a seguir na direção contrária de Dilma Rousseff e o PT.
• Mas não é só isso, já que Thiago Peixoto, Secretário, deixou o caminho livre para Marina Santana assumir uma cadeira na Câmara Federal. Marina é afinada com Rubens Otoni que é tido como o elo de ligação entre o Governo Federal e Goiás.
• Se sua magistral manobra der mais certo ainda, Dilma vem pelas vias próprias do PT de Otoni e Marina e neste caso Temer e Peixoto não seriam assim tão necessários e úteis ao PSDB, a não ser para continuar agradando o PT e garantir mandato a Marina.
O Ângulo pessimista desta história esbarra em algumas jogadas que também aconteceram no final de 2010 e pode ganhar uma projeção que não esta combinada com nenhum dos atores que foram abduzidos pelo ato Tucano.
• Thiago Peixoto recebeu e aceitou o convite para ser Secretário da Educação, mas por ser jovem e dinâmico, o Peemedebista tende a ser um pouco afoito e tem gente do partido dele que não acredita em completa subordinação como quer Marconi. Thiago tem uma tendência para ser solista e pode ter dificuldades em se manter a sombra do chefe.
• Uma andorinha só não faz verão, como diz a letra da canção, por isso só Thiago Peixoto e uma única Pasta podem não ser suficientes para convencer Temer e o ambicioso diretório nacional do PMDB.
• O agrado recebido pelo PT, através de Marina Santana, pode se tornar sem efeito ou até mesmo ser usado contra, pois tem gente do Partido dos Trabalhadores enxergando nas atitudes do PSDB e de Marconi uma clara manobra para engessar a oposição e ainda pavimentar o caminho para que o partido Tucano assuma o comando das maiores cidades do estado. Entre elas Goiânia e Anápolis que hoje estão nas mãos do PT. O Presidente da sigla, Leonardo Vilela fala abertamente em conquistar pelo menos 100 prefeituras em 2012
• A aproximação de Dilma com Marconi por intermédio de Marina e Rubens é algo possível, mas que pode ter ficado ameaçado pela nova postura que o Prefeito Paulo Garcia está tomando e a composição do secretariado na clara intenção de mostrar serviço, dar sua cara ao mandato e trabalhar pela reeleição em 2012. Isso pode não parecer assim assustador, mas geralmente se tropeça é nas pequenas pedras.
Poderão os velhos caciques do PMDB, insistirem na tese de que Thiago Peixoto merece ser penalizado com a expulsão? A acusação seria infidelidade.
Ou o promissor político da nova geração vai convencer o conselho de ética do partido de que não é um traidor e pode ser possível tirar algum proveito para o partido desta situação?
Thiago Peixoto parece não ter vocação para coadjuvante e mesmo sendo de partido que se considera oposição ao Governo Marconi, ele é o nome mais badalado dos auxiliares escolhidos, causando até ciúmes internos.
Em dez dias de Governo, praticamente ele esteve todos os dias muito exposto na mídia convencional (Rádio, Televisão e jornal) e fez pouco uso próprio das redes sociais, mesmo sem deixar de ser um dos principais assuntos que circularam por elas.
Não perca os próximos capítulos, que vão ser emocionantes.


*•.¸ ░B░O░A░░T░A░R░D░E!░ ¸.•*

The PMDB Old, outdated and anachronistic

Finally began in 2011.
We start with a new President of the Republic and some new Governors State. New ways to manage the government machine and fill with hope the citizens who voted on them and those who did not vote.
Supporters counter or are slow to realize that it's past time to get off the stage and work to ensure that their ideas are implemented.
Nationally, note that the drawing that we will see, after the composition of the cells to power is that Rousseff and his new best friends from childhood PMDB are not getting along.
We have only 10 days of the new government, first led by a President elected by the people, Rousseff has a reputation for being tough in the fall, but the old fox figurines policy has been easy at any meeting to make decisions that put Brazil on track of modernity and progress.
Modernity and Progress seems to be the antonym of the PMDB, which has in its front line, important men who do not enjoy the respect and trust of the Brazilian people. Jose Sarney and Renan Calheiros has a history of confusion and poor choices in the administration that the Senate would be able to leave until the embarrassed Fernandinho Beira Mar.
This PMDB has icons of national politics, always shod in anything suspicious is the same now that makes demands and gives clear indications that if Rousseff not give them a copy of the key to the vault, it will not be able to govern.
The so-called friendly fire is already wreaking havoc.
They are articulating that Congress use the minimum wage as a bargaining chip with the President and his Minister of Finance. Or divide the roles of government in half or so the new government will face a veto by having to wear a salary greater than R $ 540.00.
Said an old friend, many years ago that the popular saying, "Tell me who your friends are and I'll tell you who you are" is the right and fair that someone created.
But it is a mistake to think that only the little people PMDB has recommended to stay ahead of the decisions of Brazil after Lula, as the PT stamped figures are also back to the Plateau and posing as good guys.
Antonio Palocci is the chief of staff, the second most important position in the Republic in the opinion of many, and also continuing Dirceu active behind the scenes even though he has no job. The two could often be seen in the newspapers and polemical starring some fact illegal.
The fight PT / PMDB can bring tragic consequences for the country and not allow the first agent in Brazil run your way. We have only 10 days of the new Government and remaining 47 months and 20 days for it to end.
God help us.


As is happening nationally, here in Goias has not done anything that we raise the exception condition. Our politicians and their supporters demonstrate every day that will remain on stage until 2012.
The ballot boxes were sealed and hardly ever hear someone saying names, strong or weak to even distant disputes by local governments.
Marconi Perillo took office that he will be the second best ever held by a ruler in Goiás There are always those who preach that "Marconi is a different political and daring" to roll up our sleeves and go to the toil from day Government.
After 10 days of his administration, who is the government adopts the discourse that was unknown to them the real conditions of state and as one who is beginning to tune a speech of apology, they claim they received the famous "cursed legacy" and it will be verydifficult to fulfill what was promised was not squeeze here squeeze there and even cut you take.
The opposition (which still refuses to acknowledge that he lost the election in addition, also the course), looks like it will continue on the stump and any movement of the Governor and will be "evaluated" before issuing an opinion, since nobody wants to thwart anyone Early-Government.
Marconi Perillo have studied the booklet and Lula made even before taking a move that could be considered a genius on the angle, and a shot in the leg by another.
We can not say here what went on in his head or the leaders of the PSDB, but view the positive side for them was the fact that baffled even those who oppose the government was entitled. And I mean not only the non-PMDB-PR, PP PDT and even so the boat.
On the other hand, one who does not have a logical explanation, wonders whether what would be the PSDB's interest in maintaining an evidence of his biggest rivals?
Maybe the dome of the PSDB have not seen this as I'm explaining here, but as we shall see what can be thought of them:
Marconi Perillo shown a modern political and detached from the power either to accept dividilo up with opponents, or that even with a thought directed to the solutions of the state and would not be focused solely on partisan issues.
Thiago Peixoto in government, served to reveal a sick freak Vilela Maguito to compose with Marconi, the Governor gave a shot and scored only once in four goals, but let's see:
• The invitation to Thiago Peixoto was done at a time when the already confused PMDB began to remake the electoral coup, defining himself as an opposition in the Assembly. Led by young people, Francis Junior, Bruno Peixoto, and Deniel Waguinho Vilela who are mad to show service and put their ideas into practice so as to perhaps one day be elevated to take the stand today is that of Iris Rezende.
• A member of the PMDB in government can be seen as bait to lure the Vice President Michel Temer, which is power-hungry and eager to take following the PMDB in the opposite direction of Rousseff and PT.
• But not only that, as Thiago Peixoto, Secretary, left the way clear for Marina Santana take a seat in Congress. Marina is in tune with Rubens Otoni what is considered the link between the Federal and Goiás
• If your masterful maneuver gives more certain still, Dilma comes by way of PT's own Otoni and Marina and in this case would not be Fear and Peixoto so necessary and useful to the PSDB, except to keep pleasing the PT and mandate to ensure Marina .
The pessimistic angle of this story touches on some moves that also occurred in late 2010 and can earn a projection that is not combined with any of the actors who were abducted by the act Tucano.
• Thiago Peixoto received and accepted the invitation to be secretary of education, but being young and dynamic, the PMDB tends to be a little excited and we have the advantage that it does not believe in complete subordination to both Marconi. Thiago has a tendency to be a soloist and may have difficulties in keeping the shadow of the boss.
• One swallow does not make a summer, as the song's lyrics, so just Thiago Peixoto and a single folder may not be enough to convince Fear and ambitious national directory of the PMDB.
• The welcome received by the PT, through Marina Santana, can become ineffective or even be used against it because there are people seeing the Workers' Party in the attitudes of the PSDB and Marconi is a clear ploy to stifle opposition and also pave way for the party to take command of the Tucano largest cities. Among them Goiania and Anapolis who are now in the hands of the PT.The President of the acronym, Leonardo Vilela speaks openly to win at least 100 municipalities in 2012
• The nearest Dilma with Marconi through Marina and Rubens something is possible, but that may have been threatened by the new attitude that Mayor Paul Garcia is taking and the composition of the Secretariat on the clear intention of showing the service, give your face to the mandate and work for reelection in 2012. This may not seem so scary, but usually it stumbles is in small stones.
Can the old chiefs of the PMDB, insisting on the thesis that Thiago Peixoto deserves to be penalized with expulsion? The charge would be cheating.
Or the promising new generation of political will convince the ethics committee of the party that is not a traitor and you may get something out of this situation for the party?
Thiago Peixoto seems to have no vocation for being supportive and even the party that believes government opposition to Marconi, he is the hottest name of assistants chosen, leading to internal jealousies.
In ten days of government, virtually every day he was very exposed in the mainstream media (radio, TV and newspaper) and made little use of their own social networks, even while being one of the main issues that have circulated through them.
Do not miss the next chapters, which will be exciting.

Comentários

Questão

O Antagonista